Páginas

iPhone regista todos os passos do utilizador sem avisar

sábado, 23 de abril de 2011

iPhone regista todos os passos do utilizador sem avisar

Dois investigadores descobriram que os iPhones têm um ficheiro secreto que regista as latitudes e longitudes, bem como hora e data de todas as deslocações efetuadas com cada aparelho.

iPhone regista todos os passos do utilizador sem avisar

O caso promete fazer muita tinta: dois investigadores britânicos vão dar a conhecer hoje, na conferência Where 2.0, que se realiza em São Francisco, EUA, um ficheiro desconhecido que regista todos os passos dos utilizadores e que terá sido instalado nos iPhones, durante o update do sistema operativo iOS 4 realizado em Junho.
Alasdair Allan e Pete Warden dizem que o ficheiro procede à transferência desses dados sempre que um iPhone que tenha feito esse update se sincroniza com um computador pessoal.
Através do jailbrake do iPhone ou a instalação de uma aplicação específica no computador que esteja associado a esse aparelho, qualquer pessoa pode descobrir o percurso do utilizador nos dias anteriores, referem os investigadores britânicos quando inquiridos pelo The Guardian.
"A Apple torna possível a qualquer pessoa - seja uma esposa ciumenta ou um detetive privado - que tenha acesso a um telefone ou um computador aceder a informação detalhada dos lugares em que outra pessoa esteve", denuncia Pete Warden.
Os dois investigadores acrescentam ainda que este ficheiro migra automaticamente quando um utilizador troca um iPhone antigo por um novo, ou passa a associar ao computador um iPad. Esta capacidade de migração é, de resto, apontada como a prova de que a Apple não criou por acaso este ficheiro que regista todas as latitudes e longitudes (e respetivas datas) dos utilizadores.
A Apple ainda não comentou esta investigação.
Uma coisa é certa: em Portugal tal serviço dificilmente pode ser considerado legal - até porque não permite que o utilizador o rejeite.

O que acha deste novo ficheiro secreto? Dê-nos a sua opinião. 

1 comentários:

Unknown disse...

quee contro lar o mundo .....

Postar um comentário

 
Mambos da Web | by Mambos da Web ©2011