Páginas

IBM desenvolve motor de busca falado

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

IBM desenvolve motor de busca falado

Depois de ter criado um sistema que permite navegar na Net por voz, a IBM avançou para um motor de busca que facilita a pesquisa de informação "falada".

IBM desenvolve motor de busca falado

O primeiro projeto arrancou há cerca de quatro anos com a denominação de Spoken Web.
Hoje, mais de 10 mil pessoas da Tailândia, Brasil e Índia usam este sistema que pretende dar maior autonomia a pessoas com reduzido grau de literacia enquanto navegam na Internet.
O sistema distingue-se por usar números de telefone em vez de endereços de Internet e permitir o acesso a sites que já disponibilizam gravações de informação oralizada.
Apesar de abrir portas para a Web, a Spoken Web pode tornar quase impraticável a escuta de múltiplos resultados, funcionalidades ou textos - isto sem esquecer que o número de sites "falados" é cada vez maior. O problema é similar num motor de busca que apresenta uma lista de dezenas de resultados relacionados com vários termos ou temas, que as pessoas desistem de ouvir ou simplesmente esquecem.
Para facilitar as pesquisas dentro de cada site, os investigadores da IBM criaram um sistema que procede a uma filtragem, à medida que o utilizador refere categorias, secções, ou assuntos, até um máximo de cinco resultados, refere aTechnology Review.
Esta funcionalidade já foi testada junto de 40 camponeses do estado de Gujarat, Índia e, em breve, deverá ser disponibilizada na Spoken Web.
Os responsáveis do projeto reconhecem que grande parte do trabalho ainda está por realizar e prometem lançar novas funcionalidades que replicam através de voz as principais funcionalidades hoje disponibilizadas por um browser.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Mambos da Web | by Mambos da Web ©2011