Páginas

Endereços da Internet à beira do esgotamento

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Endereços da Internet à beira do esgotamento

A Internet Assigned Numbers Authority (IANA) entregou dois dos últimos sete blocos de endereços Internet em IPv4. Tudo indica que os últimos cinco blocos são entregues em breve. O esgotamento de endereços está iminente.

Endereços da Internet à beira do esgotamento

De acordo com a CNET, os dois blocos, que totalizam mais de 16,8 milhões de endereços IPv4, foram entregues ontem pelo organismo que supervisiona a gestão de registos IP no mundo à APNIC, entidade encarregue de redistribuir os endereços disponíveis pelo grupo de Registries de Internet Regionais (RiR), que atribuem os números de identificação por IP a operadores de telecomunicações e entidades especializadas que operam na Ásia e no Pacífico.
Um comunicado enviado hoje pela Fundação para as Computação Científica Nacional (FCCN) dá como certo a entrega de todos os últimos blocos de endereços que estavam na posse da IANA desde o início da Internet.
Este anúncio pode ser a confirmação de algumas notícias que referem que que a IANA se prepara para entregar, em breve, os últimos cinco blocos de endereços aos cinco RiR que existem no mundo.
O esgotamento de endereços não pára o funcionamento da Internet - apenas impede (ou, pelo menos, limita) o registo de novos endereços de IP. 
O caso não é propriamente novo: múltiplas entidades internacionais têm alertadopara a escassez de endereços em IPv4, apontando múltiplas datas prováveis para o esgotamento.
Em Portugal, por mais de uma vez a FCCN e entidades dedicadas à investigação têm vindo a desenvolver projetos de migração e a alertar para o esgotamento iminente do iPv4, que suporta a atual estrutura de endereços na Internet.
O comunicado enviado ontem pela FCCN anuncia ainda a convocação de uma conferência de imprensa para segunda-feira, com o objetivo de fornecer mais detalhes sobre o "fim" do IPv4 no mundo e, em especial, em Portugal.  
Alain Durand, diretor de Software da consultora Juniper Networks dá uma última estimativa quanto ao provável prazo de esgotamento de endereços: "Alguns operadores de telecomunicações podem vir a esgotar os seus endereços IPv4 dentro de três ou seis meses, enquanto outros poderão demorar um período mais longo, tudo depende do índice de registo de endereços nos locais onde operam".
IPv4 é a sigla usada para denominar Internet Protocol version 4. Este protocolo agrupa um total de 4,3 mil milhões de endereços - que a expansão das tecnologias e da Internet para múltiplos dispositivos (smartphones, eletrodomésticos, computadores, media centers, routers e dispositivos de videovigilância) tratou de esgotar rapidamente.
O sucessor do IPv4 dá pelo nome de Internet Protocol version 6 (IPv6), que totaliza um extenso número de "moradas virtuais". Nada mais nada menos que: 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 endereços.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Mambos da Web | by Mambos da Web ©2011